more from
Rocinante
We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

S​í​ntese do lance

by João Donato

supported by
/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $7 USD  or more

     

1.
Côco taxi 03:29
2.
3.
Ontem e hoje 02:21
4.
Cururu 03:30
5.
João Duke 02:13
6.
7.
Açafrão 02:43
8.
9.
10.
Lídice 03:35

about

Lado A

1. Côco táxi - 3:30 (João Donato / Jards Macalé)
2. Dona Castorina - 3:50 (João Donato)
3. Ontem e hoje - 2:20 (Jards Macalé / Sylvio Fraga)
4. Cururu - 3:30 (Marlon Sette / Sylvio Fraga)
5. João Duke - 2:13 (Jards Macalé)

Total: 15:23

Lado B

1. Síntese do lance - 3:30 (João Donato / Marlon Sette / Adaptação de canção popular)
2. Açafrão - 2:43 (João Donato / Marlon Sette / Sylvio Fraga)
3. Um abraço do João - 1:42 (Jards Macalé / Joyce Moreno)
4. O amor vem da paz - 3:35 (Jards Macalé / Ronaldo Bastos)
5. Lídice - 3:35 (Jards Macalé)

Total: 15:05

TEXTO DE TÁRIK DE SOUZA

O encontro de dois iconoclastas de estirpe

O acreano João Donato e o carioca Jards Macalé escrevem eloqüentes capítulos à parte na história da MPB, e têm suas longevas e densas carreiras de exceção entrelaçadas. Precursor da bossa, Donato foi parceiro de João Gilberto (Minha saudade) e levou o movimento para uma clave rítmica caribenha, além de produzir Gal Costa (Cantar) e tecer com Caetano Veloso, Nua idéia (que prenunciou o bem humorado “nude” da dupla, na capa) e com Gilberto Gil, Lugar comum. Parceiro do bossanovista Vinicius de Moraes (O mais que perfeito) e diretor musical de Maria Bethânia, no início da carreira, Jards Macalé produziu Caetano (Transa) e desdobrou o tropicalismo em sua morbeza romântica, protagonizada por Gal (Vapor barato, Mal secreto). Mas, contrariando a tese pueril, essas duas afiadas trajetórias paralelas acabaram se encontrando, nos cabalísticos 87 anos de um e 78 de outro, neste intenso Síntese do lance.

Músicos, arranjadores, compositores e intérpretes, eles só poderiam interagir com um requintado elenco instrumental como o da gravação. Em Síntese do lance (Donato / Marlon Sette / canção popular), a sincopada faixa título, o núcleo base da banda brilha: além do suingue dos cantores Donato (também Rhodes) e Macalé (também violão), temos Marlon (trombone), Neném da Cuíca, Guto Wirtti (baixo) e a dupla baiana de pai e filho, Luizinho do Jêje (percussão) e Kainan do Jêje (bateria), protagonistas da Orkestra Rumpilezz, do recém falecido luminar do afro jazz baiano, Letieres Leite. Especialistas em dilatar fronteiras, João & Jards sacodem esqueletos na parceria afro/pop/jazz/caribenha (e o que mais venha) Côco taxi (“é nesse balanço louco que eu fico solto”), triscado pelo trompete de José Arimatéa. Dele também é o desenho de sopro atilado da instrumental Lídice (Macalé), de mote central recorrente, com o autor ao violão e Donato no piano.

Além de co-produtor do disco, Sylvio Fraga toca guitarra e faz parcerias com Macalé na bossa intimista Ontem e hoje (“mas quem é você pra me dizer / tudo que eu devo esquecer?”), e divide a autoria da sinuosa “Cururu” (“no meio da mata é o tiro é o tiro / que sobe no cheiro do ralo”) com o trombonista e também co-produtor Marlon Sette. Os dois ainda pincelam a apoteose imagética de Açafrão, a seis mãos com Donato, titular de voz e piano na faixa: “até na calha eu vi mamão brotar / também já vi pitanga dando num Corcel”. O terceiro co-produtor do disco, Pepê Monnerat, assina também a gravação e mixagem.

As duas musas conjugais dos astros são celebradas na sintaxe lírica funkiada de O amor vem da paz, de Macalé (com Ronaldo Bastos), e na instrumental Dona Castorina, de Donato, num bolero compassado, para dançar colado. Numa narrativa instrumental bossajazzística, Macalé promove o link do parceiro do disco com o papa da orquestração do jazz em João (Donato) Duke (Ellington). E incensa ainda, em co-autoria com Joyce Moreno, o artífice de todas as bossas em Um abraço no João, o Gilberto. Uma verdadeira síntese do lance do disco e de sua modernidade sem amarras, a serviço de dois iconoclastas de estirpe: “Um abraço desses não / não é pra qualquer violão / é pra quem conhece o dom / e passa pra outra geração / tudo o que esse abraço quer / é tocar seu coração”.

credits

released February 1, 2023

Produzido por Marlon Sette, Sylvio Fraga e Pepê Monnerat
Gravação: Pepê Monnerat, Edu Costa e Bráulio Passos no Estúdio Rocinante
Mistura: Pepê Monnerat no Estúdio Rocinante
Masterização: Alexandre Rabaço
Manutenção de equipamentos: Vinicius Crivellaro
Assistência de estúdio: Felipe Duriez
Afinação do piano: Tienes
Produção executiva: Luanda Morena e Nuala Brandão
Projeto gráfico: Ana Rocha
Fotografias da capa: Leo Aversa
Fotografias internas: João Atala

license

all rights reserved

tags

about

João Donato Rio De Janeiro, Brazil

Author of Brazilian musical classics, pianist, and arranger, Donato is one of the creators of the Bossa Nova.
His style is a fusion of samba, bolero, jazz, ijexá, Afro-Cuban, etc.
At Rocinante he launched another album in his vast and award-winning discography: Síntese do lance, shared with Jards Macalé, nominated for the Latin Grammy 22 in the category Best Album of Brazilian Popular Music.
... more

contact / help

Contact João Donato

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like João Donato, you may also like: